Eu adoro maquilhagem, uso todos os dias e gosto mesmo de mudar, inventar, ousar e divertir-me com as imensas possibilidades que existem. A maneira como me maquilho depende muito do meu styling para esse dia, mas também do que me apetece. Uma maquilhagem exuberante ou discreta, tudo é possível, e tudo pode ficar muito bem.
Hoje escolhi 5 temas que podem inspirar-vos nas vossas maquilhagens.
São sugestões intemporais que podem ser feitas em qualquer época do ano e na verdade, em qualquer ano.
NUDE
Ainda uma maquilhagem nude, mas desta vez, com um gloss em tons naturais, dá um brilho discreto aos lábios. Também se pode colocar um bb cream ou em cc cream, antes de aplicar o pó, para melhor uniformizar todo o rosto.
Fotografia João Bacelar, styling Susana Jacobetty, maquilhagem Raquel Peres, modelo Vanessa Dória (Elite Lisbon) para Passadeira Vermelha Sic Caras.
GLAM
Uma maquilhagem glamorosa, é sempre requintada e bonita. Os olhos foram trabalhados com várias sombras dentro dos castanhos, rosas, dourados, mas dando mais ênfase aos tons escuros, que em fusão não carregam demasiado o olho. Utilizou-se eyeliner por dentro para rasgar mais o olhar.
O batom de cor, mas não muito forte, possibilita a harmonia entre a zona dos olhos e boca, tornado esta maquilhagem equilibrada, suave mas ao mesmo tempo elaborada. O blush é praticamente inexistente.
Fotografia Matilde Travassos, styling Susana Jacobetty, maquilhagem Alex Me, modelo Margarita Pugovca (Elite Lisbon) para revista Tabu, Jornal Sol.
Nesta maquilhagem os olhos estão mais evidenciados, os tons das sombras são dentro dos cinzentos, e para dar mais expressão utilizou-se eyeliner e máscara preta. O batom num rosa mais forte. O vestido da Áurea, era comprido, e em situações de festa, as maquilhagens mais fortes resultam sempre muito bem.
Fotografia João Bacelar, styling Susana Jacobetty, maquilhagem Alex Me com Áurea para revista Tabu, Jornal Sol.
VINTAGE
RETRO. Muito influenciada pelas minhas avós e pelas actrizes de época, como a maravilhosa Audrey Hepburn, este estilo sempre me encantou, os vestidos elegantes e rodados, ou então os vestidos pretos e as pérolas, os tecidos ricos e alegres, e a maquilhagem misteriosa e sofisticada.
Os olhos são os protagonistas desta maquilhagem. Elaborados e distintos, feitos com arte, precisam de tempo para ficarem perfeitos, mas vale mesmo muito a pena a dedicação. O verniz dourado finaliza o look.
Fotografia João Bacelar, styling Susana Jacobetty, maquilhagem Alda Salavisa, modelo Mariana Bier (Just Models) para revista Dif.
ANOS 80. São maquilhagens muito marcantes, à base de roxos, lilases e rosas. com um blush assumidamente vincado e colocado um pouco mais atrás da maçã do rosto e a subir. Também se usavam máscaras e batons roxos. São looks quase de culto, que marcam uma época que foi sem dúvida completamente diferente. Neons, breakdance, Madonna, a banda Bananarama, video games, os filmes St Elmos Fire e Breakfast club. Os anos 80 são uma fonte inesgotável de inspiração para a maquilhagem e moda atual.
Fotografia João Bacelar, styling Susana Jacobetty, maquilhagem Inês Pais, modelo Joana Hamrol(Best Models) para revista Dif.
SEXY
Olhos escuros em rosto nude. Dar ênfase aos olhos, com sombras em tons muito escuros ou preto. Nesta imagem, as sombras foram esbatidas, e embora também estejam colocadas por baixo do olho, é uma maquilhagem chique que pode ser usada durante o dia numa cidade urbana. O rosto foi uniformizado, o blush é discreto, o batom muito suave, para os olhos poderem chamar toda a atenção para si.
Fotografia João Bacelar, styling Susana Jacobetty, maquilhagem António Almeida, modelo Alice Contreiras (Central Models) para revista Loja das Meias.
Olhos dramáticos, muito pretos, uma maquilhagem só para sair à noite. Adoro estas maquilhagens ousadas, super sexys e impactantes. Têm que ficar muito bem feitas e por isso demoram algum tempo. É inevitável que caiam pós escuros para a zona das olheiras e às vezes até mesmo para as maçãs do rosto. Quando fazemos maquilhagens com cores muito fortes, devemos sempre que possível colocar pó solto por baixo dos olhos, para protegerem a pele enquanto estamos a colocar a sombra e que deve ser retirado com um pincel muito grosso no fim. Sugiro que o corretor e a base sejam colocados depois dos olhos finalizados.
Fotografia João Bacelar, styling Susana Jacobetty, maquilhagem Alex Me, modelo Juliana Olinisky (L'Agence) para revista Dif.
DARING
Ousar e arriscar em maquilhagens criativas. Eu adoro looks fortes e diferentes,
não tenho medo de usar e abusar das cores e dos contrastes. Esta maquilhagem é tão divertida, olhos em arco-íris e um batom rosa forte. Sinceramente, dependendo do styling e da atitude, é uma maquilhagem que pode ser usada sim, até de dia.
Fotografia João Bacelar, styling Susana Jacobetty, maquilhagem Alex Me, modelo Daisy Elkerton (Elite Lisbon) para revista Dif.
O rosto nude, iluminado, máscara, batom encarnado no lábio superior e batom dourado no lábio inferior. Esta ideia pode ser utilizada com outros tons, é uma questão de ver o que mais se adequa à roupa. É uma maquilhagem muito arrojada, que pode ficar muito interessante numa festa ou numa situação muito específica. Será com certeza a mais original e ousada.
Fotografia João Bacelar, styling Susana Jacobetty, maquilhagem Inês Pais com Marisa Liz para cd Cai o Carmo. e a Trindade Banda Amor Electro.