Navigation Menu

                          ABOUT GOSH                 THE BLOGGERS                 WHERE TO BUY

OH MY GOSH | O QUE APRENDI



Ao fim de um bom par de anos neste maravilhoso-mundo-da-cosmética. Todas passamos por períodos menos sorridentes nas nossas vidas. Daqueles que nos fazem olhar para fotografias antigas e pensar "meu deus, como saí eu à rua assim?". E eu acho que faz parte. Aliás!, tenho a certeza que faz parte. Só assim podemos — realmente — crescer e aprender. E é isso mesmo que hoje venho partilhar convosco: cinco coisas que aprendi ao fm destes anos, para que possam tirar algum proveito da minha experiência. Vamos a isso?


Usar a base correcta

É uma das falhas mais comuns e (talvez) uma das mais questões importantes, no que toca a maquilhar correctamente o rosto. A base deverá ser escolhida com boa iluminação (de preferência sob luz natural) e a cor deverá ser testada na linha do maxilar, para que possamos ver, realmente, se é — ou não — o nosso tom. Não há nada pior do que sair de casa cor-de-laranja ou com a cara de uma cor diferente do que o resto do corpo. Acreditem: não há nada pior!

Outra coisa importante a ter em atenção na compra de uma base é confirmar se ela será indicada para o vosso tipo de pele. Avaliam as características do produto e da vossa pele; têm pele oleosa, pele mista ou seca?

Saber jogar com o claro e escuro

É importante na medida que pode moldar o nosso rosto, afinando-o e dando-lhe um contorno mais bonito, conforme for a nossa vontade. O saber iluminar (já vos falei aqui) é óptimo para realçar aspectos que gostamos e atrair a atenção para esses pontos de luz. Mas mais fundamental que tudo isso é saber aplicar sombra e brilho: saibam que há zonas estratégicas do nosso rosto — espreitem este artigo.

Valorizar os meus olhos

Antigamente achava que se saísse de casa com um bruto risco preto e carregado na linha de água... saía linda. Achava...antigamente. Agora percebo perfeitamente que esse tipo de maquilhagem não favorecia em nada os meus olhos. Tenho-os pequenos e em formato redondo — e tudo o que eu não preciso é de os tornar ainda mais pequenos, visualmente falando.

Aprendi, nestas andanças do blog, que para fazer sobressair os meus olhos e se quero torná-los maiores, tenho que apostar em iluminar o canto interno do olho, em sobras claras e esfumados no canto externo, bem como apenas aplicar o lápis preto na linha de água só na parte mais exterior, criando um efeito de profundidade. Para aumentar o olhar, o truque é aplicar lápis branco no resto da linha de água e eyeliner sobre a raiz das pestanas superiores.

Mais é menos

E é tudo de bom! Aprendi que não se deve carregar nos olhos e lábios, ao mesmo tempo. Devemos jogar com o equilíbrio e agora sei que, se quero uns olhos bem dramáticos devo manter os lábios nude. Por outro lado, se quero pintar a boca de um tom forte então nos olhos basta uma boa máscara e um traço fino de eyeliner. É preciso encontrarem esse balanço perfeito. 

Não me levar tão a sério

Não vale a pena desesperarem com a maquilhagem e é normal reverem fotografias antigas e sentirem vergonha na primeira pessoa. É normal. Faz parte. Não se levem tão a sério. Vejam tutoriais, façam perguntas, peçam ajuda. Escolham bons produtos. O resto? O resto é deixarem-se levar pela vossa vontade e imaginação.


0 comentários: