Navigation Menu

                          ABOUT GOSH                 THE BLOGGERS                 WHERE TO BUY

FLAT LAY EM 5 DICAS!

Nos dias de hoje, e cada vez mais, o nosso sentido estético é constantemente estimulado e testado. E se há algo que para mim representa o sentido estético de uma pessoa na perfeição, são as flat lays (disposições planas, traduzindo à letra) que têm vindo a invadir feeds de instagram, pinterest, tumblr, etc.
Como eu gosto de uma flat lay bonita.
Desenganem-se, se pensam que é só atirar meia dúzia de objetos para o chão e tirar uma fotografia. Há toda uma ciência por trás. Mesmo quando os objetos aparentam estar desorganizados, são cuidadosamente colocados de modo a ficarem naquela "bagunça" harmoniosa.
Deixo-vos alguma dicas para conseguirem uma boa flat lay:
1. Fundo: plano, num tom neutro, e claro, de preferência. Desta forma a vossa flat lay vai ficar mais leve e harmoniosa, além de que os objetos terão um maior destaque.
2. Luz: Natural, sempre que possível. A diferença é notória.
3. Cor: Escolher para os objetos cores que joguem bem entre si. Funciona muito bem escolher objetos da mesma cor, mesmo que com tons diferentes.
4. Perspetiva: Fotografar de cima, tentando manter um alinhamento paralelo ao chão. Um escadote daqueles pequeninos é uma ajuda preciosa.
5. Alinhamento: Os objetos devem estar simetricamente dispostos ou, em alternativa, numa assimetria planeada.

Experimenta, elimina alguns objetos, acrescenta outros, altera a sua disposição e volta a alterar. Esta é a dica mais importante. :p
Umas quantas (bastantes) fotografias de teste depois e temos com certeza uma flat lay mais que apresentável :)
B.

6 comentários: